Criar uma isca digital é de longe a melhor forma de você trabalhar de maneira profissional como um afiliado. Nem preciso citar os produtores também, porque a maioria deles já sabem disso e até disponibilizam iscas digitais para que seus afiliados possam usar!
Os benefícios que uma boa isca digital pode acrescentar no seu negócio vão muito além do que você ou eu podemos imaginar…
Vamos imaginar uma situação aqui… (com direito a personagem e tudo mais)
Imagine que o Arthur está buscando alguma oportunidade de investimento na internet, sobre BitCoins para ser mais específico, afinal esse é um assunto novo que muitos não conhecem ainda…
Então o Arthur começa a pesquisar no Google sobre o assunto, e acaba caindo no seu Blog, onde tem um artigo com o seguinte titulo “Bitcoin: Entenda o que é e por onde começar”
Uauu, é exatamente isso que o Arthur precisava, então ele acessa o seu site e começa ler o seu artigo, para entender melhor sobre “essa coisa de cripto moedas”
De repente, bem no meio do artigo, ele se depara com uma isca digital que você colocou la, com um título mais menos assim…
“GRÁTIS: Os Segredos do BitCoin, Aprenda Como Ganhar Dinheiro com Esse Mercado”
Com toda certeza o Arthur vai IMEDIATAMENTE cadastrar o e-mail dele para receber essa isca digital!
E mais… Se aquele conteúdo tiver muito valor, a partir desse momento, você é um especialista para o Arthur!
E sempre que ele quiser saber algo sobre Bitcoin, é você que ele vai procurar!
Agora vamos para o conteúdo que vai te ajudar a se tornar a referência dentro do seu Nicho!
Porque Criar Uma Isca Digital?
Acho que só a historinha do Arthur já foi o suficiente para que você entenda o porque você deve criar sua isca digital o mais rápido possível. Ter a própria isca digital é quase uma obrigação para quem realmente quer ganhar muita grana nesse Mercado!
Mesmo assim, vou te mostrar um outro ponto de vista para que você realmente se convença de que uma isca digital é fundamental para o seu negócio!
Vou te contar outra história, mas essa é uma história real que aconteceu comigo, pois assim vai ficar mais fácil para que você entenda!
Uma vez eu criei um instagram sobre suculentas, para promover um produto que ensinava como deixar as suculentas coloridas (essa era uma dor do avatar).
Então eu comecei a compartilhar vários conteúdos para ajudar as cultivadoras de suculentas (85% do publico são mulheres).
E no link da Bio dessa conta de Instagram, eu enviava essas mulheres direto para página de vendas do produtor, para que elas comprassem esse Guia das Suculentas Coloridas.
Porém eu fazia uma venda a cada 200 cliques (essa é uma média geral de qualquer produto que você divulgue).
Então, a cada 200 pessoas… Apenas uma única pessoa comprava e as outras 199 eu nem sabia quem era… Olha o tanto de possíveis clientes que eu perdia!
Como eu resolvi o problema…
Para resolver esse probleminha, eu criei um Ebook bem simples, usando o power point, dando algumas dicas para que essas Mulheres pudessem ganhar dinheiro com as suculentas que elas adoravam cultivar.
Dentro do Ebook o meu link de afiliado estava em todas as páginas de forma estratégica. E quando alguém clicava neste link, ia direto para a página de vendas do produtor.
E o melhor de tudo é que cada uma dessas pessoas que baixaram esse ebook, deixaram o seu e-mail cadastrado na minha Lista!
Caso a pessoa não comprasse o Guia das Suculentas no primeiro contato, poderia comprar no segundo, no terceiro ou 3 meses depois não importa. Agora eu tinha o contato dessa pessoa e poderia enviar email sempre que eu quisesse!
E no dia que elas resolverem comprar, de quem você acha que elas vão se lembrar?
Além disso eu ainda posso promover milhares de outros produtos relacionados para essa mesma pessoa, pois eu sei que elas amam suculentas e qualquer coisa que seja relacionado ao cultivo de plantas…
A conclusão disso é que, minhas vendas aumentaram 4x mais de quando eu apenas mandava as pessoas para a páginas de vendas. E os números ficaram mais ou menos assim:
A cada 200 pessoas, umas 60 deixavam o email para baixar o ebook e uma delas sempre comprava no primeiro contato. E todas essas pessoas recebem emails semanalmente com dicas de cultivo e indicações de novos produtos!
Como Ter Ideias Para Criar Iscas Digitais Com Uma Conversão Absurda?
Se você fez sua lição de casa ao iniciar no marketing digital, com toda certeza já sabe a importância da escolha de um nicho e a definição do avatar!
O nicho basicamente é o mercado que você escolheu trabalhar e o avatar são as pessoas que fazem parte desse mercado, ou seja, pessoas com os mesmos problemas para resolver ou os mesmo objetivos para alcançar!
Depois de escolher o nicho que você vai atuar, o passo mais importante é saber como definir um avatar.
Acredite em mim, as pessoas que tem o avatar definido sabem exatamente qual tipo de isca digital devem criar para conseguir uma alta conversão!
Caso você não tenha feito nada disso ainda, agora eu vou resolver o seu problema da “falta de ideia” ou “falta de definição do avatar”, que além de ajudar você ter ideias infinitas de iscas digitais para criar, vai te ajudar mais ainda a conhecer quem é o seu Avatar!
Ideias Infinitas com a Ajuda do Jeff Bezos
Se você não sabe quem é o Jeff Bezos, em Outubro de 2019, quando escrevo esse artigo, ele é simplesmente o homem mais rico de todo o mundo, CEO e fundador da Amazon!
Mas o objetivo do artigo não é falar sobre o quanto pode ser incrível conhecer a história dele… E sim como ele pode te ajudar a ter ideias infinitas para criar Iscas Digitais e conhecer melhor o seu avatar!
Primeiro Passo: Acessar a Loja Kindle ou a Sessão de Livros da Amazon.
Depois navegue entre as categorias e encontre alguma que seja relacionada com o seu nicho! (navegue também nas subcategorias)
E depois veja a mágica acontecer…
Eu coloquei na imagem o exemplo de apenas 2 livros que achei interessante para o meu nicho de suculentas, mas foram 355 resultados diferentes.
A ideia principal aqui é o seguinte.
“Se as pessoas estão PAGANDO por essa informação, com toda certeza elas vão querer isso de GRAÇA e vão baixar a sua recompensa sem pensar duas vezes”
Agora é com você! Mão na massa… ou melhor, no teclado!
Tipos de Recompensas Digitais
Existem muitos tipos diferentes de Iscas Digitais que você pode oferecer para a sua audiência, não importa o tipo que você escolha, o mais importante é que o conteúdo tenha muito valor!
Se você me acompanha a alguma tempo, sabe que estou batendo nessa tecla de conteúdo de valor, porque na minha opinião…
O Maior Segredo do Marketing Digital é Entregar um conteúdo que agregue valor na vida das Pessoas!
Victor Marinho
Esses são os Tipos mais Comuns de Iscas que você pode Usar:
- Ebook;
- Vídeo de Conteúdo;
- Uma Única Aula;
- Mini Curso em Vídeo ou em Sequência de Emails;
- Infográficos;
- Estudo de Caso;
- Uma palestra;
- Um Checklist;
- Guia Passo a Passo;
- Ferramentas, apps, Softwares;
- Produto Físico;
- etc…
Qual a Melhor Isca Digital Para Começar?
Você viu que existe uma infinidade de ideias diferentes que você pode usar como isca, mas eu quero que você foque na mais simples primeiro, que é um e-book, ou seja, um arquivo em “.PDF”
Não se preocupe em “Como” fazer isso, porque o mais importante, que é o conteúdo, você já tem… (ou pelo menos eu espero que você tenha rsrs)
Agora você só precisa organizar isso da melhor forma, usar sua criatividade e exportar como PDF!
Só não esqueça de adicionar seus links de afiliado de forma estratégica, dentro do ebook, para que as pessoas cliquem enquanto estiverem consumindo o conteúdo!
Essas são algumas, das milhares de ferramentas que você pode usar para criar o seu arquivo PDF:
- Microsoft Word;
- Microsoft PowerPoint;
- Canva.com;
- Microsoft Excel;
- Photoshop;
- Qualquer programa que tenha a opção de “Exportar em .PDF”
Não Cometa Esses Erros ao Criar Uma Isca Digital.
Eu separei os 3 erros principais que você precisa evitar ao criar sua isca digital, porque se você cometer um desses erros, seu negócio pode ficar patinando sem sair do lugar!
Então preste muita atenção nesses últimos parágrafos do artigo, pois isso pode salvar o seu negócio no futuro!
Lugar errado na Hora errada…
Vamos voltar ao exemplo do Arthur que esta buscando coisas sobre Bitcoins e Criptomoedas…
Ele esta lendo o artigo no seu blog, quando do nada surge um Pop Up oferecendo algo como “Aprenda Investir no Tesouro Direto”
Esse Ebook pode estar incrível, com um conteúdo sensacional, e ser o melhor e-book já escrito na face da terra, mas…
Ele simplesmente foi oferecido para a pessoa errada, no lugar errado e na hora errada!
Talvez o Arthur até tenha interesse em saber mais sobre o Tesouro Direto, mas não naquele momento! Aquela hora ele estava completamente focado em aprender sobre os Bitcoins e as Criptomoedas…
Então, não ofereça algo que não tenha muito a ver com o assunto que esta sendo abordado!
Em outras palavras, se o cara ta querendo comer Carne, não adianta você oferecer Frango ou Peixe pra ele… Ou pior ainda, levar ele em um restaurante Vegetariano!
Conteúdo de Merda
Me desculpa pelo termo utilizado, mas eu realmente queria chamar a sua atenção!
Se for para criar uma recompensa que esteja oferecendo um conteúdo de merda é melhor nem criar!
Victor Marinho!
Porque ao invés de você ser visto como autoridade pelas pessoas que baixarem a sua isca digital, vai acabar acontecendo um efeito contrário!
Tenho certeza que você conhece alguém que já investiu em algum curso e achou que aquele dinheiro foi jogado no lixo não é mesmo? Ou então pode ter acontecido isso com você…
Se aconteceu com você, lembre-se como foi ruim se sentir enganado, com aquela sensação de que o “cara” só queria o seu dinheiro e não acrescentou nada em sua vida!
Então, não faça as pessoas sentir o mesmo em relação a você!
Conteúdo Feito nas Coxas
Pode ate ser que o conteúdo esteja legal e agregue valor na vida da pessoa…
Mas se em algum momento seu cliente pensar “Nossa, ele fez isso aqui de qualquer jeito” vai ser um ponto negativo pra você!
Não que você deva agradar todo mundo, pois isso é impossível!
Sempre vai ter um “Hater Filho da…” para falar mau do seu trabalho, então nem ligue pra isso…
Então o que não pode acontecer é a maioria das pessoas achar que o conteúdo meio que foi jogado de qualquer jeito sem organização, etc…
Acho que você conseguiu entender não é mesmo?
Então Capricha nesse conteúdo meu querido!
Se por outro lado você não tem muito conhecimento, nem tanta criatividade, aconselho que invista um dinheiro em algum Freelancer pra fazer uma coisa bacana!
Os melhores lugares para encontrar Freelas baratinho são esses:
Bom, acho que deu pra você ter uma ideia de como criar uma boa isca digital não é mesmo?
Deixa um comentário aqui embaixo contando qual o seu tipo preferido de isca digital…
Um Abraço!
Sobre o Autor
0 Comentários